Camila Graciela- Rótulos: Não basta ler, é preciso compreender!

Camila Graciela Nutricionista

Rótulos: Não basta ler, é preciso compreender!

Olá amigos, hoje venho através deste espaço, motivá-los a ter hábitos alimentares mais saudáveis. Assim, para almejar este objetivo é necessário a compreensão das informações contidas no rótulo dos alimentos que ingerimos. Para facilitar o entendimento, tenha em mãos um rótulo, pode ser de qualquer alimento, e siga as instruções abaixo:
Busque no rótulo a sigla % VD que significa “Valor Diário”, esta porcentagem corresponde o quanto você pode consumir de cada alimento em uma dieta média de 2.000 kcal. Por exemplo, se encontrar uma sopa desidratada com 90% do VD de sódio é sinal de que só esse produto já fornece quase o total da quantidade recomendada desse nutriente para um dia.

Assim para que você aplique a regra % VD é necessário a compreensão dos nutrientes de cada alimento e como eles agem no corpo humano, vejamos:
Carboidrato: é fonte de energia para o corpo. A parcela não utilizada pelo organismo é estocada na forma de gordura. Por isso, é preciso consumir a quantidade adequada desse nutriente (daí a importância de ficar de olho no %VD dos carboidratos). Proteína: auxilia a construir e conservar tecidos, órgãos e células, ou seja, contribui para o aumento e manutenção da massa magra.
Gorduras: são também fonte de energia e auxilia no transporte das vitaminas A, D, E e K. Vale ressaltar que o consumo deve ser moderado, já que o abuso provoca aumento de peso.

Fibra alimentar são essenciais para o bom funcionamento do organismo. Entre seus benefícios estão o controle das taxas de glicemia e colesterol, a manutenção das funções intestinais e o aumento do efeito de saciedade.
Sódio: é importante para a regulação hídrica e o desempenho adequado do cérebro. Vale lembrar, que em excesso pode provocar malefícios como retenção de líquidos e aumento de pressão arterial. Para evitar complicações, fique atento %VD de sódio, mesmo nos alimentos que tem gosto de doce.

Atenção!! Queridos leitores todos os rótulos são padronizados para uma dieta de 2.000 calorias. Assim, cada indivíduo tem suas particularidades e necessidades, logo este valor calórico pode ser diferente de 2.000 kcal.

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