O impacto do Coronavírus nos negócios. O que fazer em momentos de crise?

Este momento pede muita dedicação , porque ficar em casa as vezes limita nossa mente de colocar em pratica.

 

Como Vão ver na outra publicação separei um conteúdo importante que eu estudei e anotei minha opinião publica, deixando assim arquivado minha autoria e da fonte ao fim do meu conteúdo digital para as empresas que eu conheço.

 

Vários órgãos brasileiros decretaram a suspensão de atividades presenciais a fim de evitar o contágio do Covid-19, Coronavírus. Assim colocando em risco toda estabilidade do nosso mercado financeiro regional e ainda mais pelos dias contagiando todo o Brasil. Como empresario e responsável por monitorar varias empresas na área digital, resolvi estudar um pouco para trazer uma opinião mais profunda do que tenho conhecimento nesta área que vou auxiliar vocês.

DURANTE ESTA SEMANA VOU TENTAR SOLTAR UMA MATÉRIA OU DUAS POR DIA RELACIONADA A EMPRESA  E EXPLICAR ASSUNTOS RELACIONADOS A REDES SOCIAIS E SOBRE DIVULGAÇÃO NA INTERNET

Ainda temos muitas duvidas sobre quanto tempo vamos ficar em casa, quando poderemos abrir nossas empresas e voltar a trabalhar. Não sabemos como vai acontecer a pandemia no BRASIL e nem se estamos preparados para uma crise real financeira. Mas enquanto não temos respostas nossas empresas estão abertas online e fechadas fisicamente e não podemos perder a fé e muito menos como proprietários esquecer de trabalhar todos os dias.

 

Com isso, também veio outra preocupação… Quem e como pagaria o preço dessa paralisação no mercado?

MUITAS EMPRESAS VÃO TER UM PREJUÍZO GIGANTE POR CONTA DAS DUPLICATAS E VARIAS OUTRAS COISAS QUE VÃO TER QUE PAGAR. SALARIO DE FUNCIONÁRIOS, ALUGUEIS E O NECESSÁRIO PARA TODA EMPRESA ACONTECER. Devemos desesperar sim, mas não com profundidade, porque se usarmos a internet de maneira saudável vamos ter a mesma visibilidade virtual quanto a física de sua empresa. VOU FALAR SOBRE ASSUNTOS FUNDAMENTAIS E PRESTE BASTANTE ATENÇÃO.

 

SOBRE INVESTIMENTO. É necessário continuar a investir em marketing, publicidade e consultoria da sua empresa . Agora sim é a hora de investir mais do que nunca no seu marketing. Quando você conta com ajuda de especialistas, você perde menos tempo e consequentemente menos dinheiro. Faça planejamentos e pense em diferentes formas de continuar atraindo o seu público.

O QUE POSSO FAZER? Procure ver as redes sociais das marcas que vocês vendem, sobre assuntos relacionados a seus negocio, seguir empresas que tem a ver com o seu mesmo assunto de negocio. Não deixar de publicar, tentar ter suas clientes ligadas em você nas redes sociais. As mais intimas pergunte se já segue sua rede, pede elas para compartilhar com as amigas, mostre sua cara na rede social, fale sobre peças que você comprou, fala sobre a sua cara, fale sobre o que você vende, se e área de comida de dicas sobre como fazer uma alimentação saudável, como pedir seu Delivery. Cada área tem sua forma de ter vida, venda através do instagram, monte sua rede de amigos para te divulgar, ofereça ofertas, coloque pergunta, solte a caixa de perguntas, tipo sábado, solte a pergunta o que fariam hoje , se não estivesse em casa? Indique amigos de áreas diferentes.

 

SEJA PRODUTIVO. Não utilize a quarentena para ficar ocioso dentro de casa. Mantenha a rotina de trabalho. Aproveite o tempo que lhe restou a mais para produzir e fazer aquilo que é necessário para o seu negócio e que você deixava de fazer muitas das vezes por utilizar a falta de tempo como desculpa. Aqui vão algumas dicas:

Já tem uma planilha com todos os dados dos seus clientes? Desde aqueles que fizeram uma compra quanto daqueles que somente entraram em contato? Você sabe quantas vezes e que em proporção os mesmos clientes compram de você? Você tem uma lista de e-mail de todos os seus clientes? Você tem uma planilha com todos os custos pessoais e da empresa anotados? Já salve todos os contatos para criar uma rede de amigos e mais ainda de clientes que vão voltar a comprar de você. Lembre-se de cada cliente observe o que eles gostam de verdade na internet , anote isso pois vai fazer toda diferença na hora de convencer a ele fazer compras em sua empresa. Seja futurista, entenda o que o cliente faz, o que gosta afinal você agora tem tempo para isso.

 ESTE TAMBÉM E UM MOMENTO PARA VENDA. Para um verdadeiro vendedor sim,  Existe aquela famosa frase “enquanto uns choram, outros vendem lenços”. Não se sinta culpado por vender. Mantenha o seu negócio girando. Se é possível fazer vendas online, invista nisso. Muitas vezes a sua própria mente vai tentar te sabotar. Às vezes você está tendo uma impressão de que fato não é. Divulgar o seu produto e continuar vendendo não é desrespeito aos necessitados. É justamente ao contrário, você vai estar contribuindo com que a economia não pare de girar, diminuindo as consequências no futuro, garantindo empregos, pagamento de impostos, contas, etc.

 

NESSA CRISE A INTERNET MOSTROU AINDA MAIS PODER , USE E ABUSE DESTE PODER QUE VOCÊ TEM NAS MÃOS. Quando decretado a quarentena, as pessoas tiveram de ficar mais em casa, e passaram a consumir grande parte do seu tempo na internet. Os empreendedores viram ainda mais a importância de utilizar este meio para fazer negócios. Empresas que ainda não faziam vendas online, viram a oportunidade de utilizar essa estratégia para continuar vendendo. Empresas que não conseguiram continuar vendendo online (por causa do seu tipo de produto, etc), viram na internet a oportunidade de se posicionar e investir mais em marketing de conteúdo. A grande sacada que deixo quanto a isso é: Espero que, felizmente, você não tenha esperado uma quarentena acontecer para investir em peso nas mídias sociais. Caso isso tenha acontecido, espero que quando isso passar, você continue investindo nas mídias sociais e no poder que ela tem para promover o seu negócio. As empresas acham que e muito caro investir atualmente em suas mídias sociais, mas e importante vermos nossa empresa física e enxergar que se ela e linda pessoalmente , ela tem que ser ainda mais linda através da internet. Não deixe o funcionário dizer como vai ser seu negocio, tire um tempo para cuidar da rede social por dia, porque ela vende e vende muito mesmo. Se não consegue direcionar seu cliente a rede online de sua empresa, contrate publicitários e pessoas que trabalhe com esta área e a deixe responsável por gerar conteúdo para sua mídia. Uma outra ideia e investir um valor fixo como se fosse um salario para sua empresa online, investir em divulgar e impulsionar online hoje e importante existe varias formas como sites, blogueiras , influenciadoras , promoções, impulsionamento de mídias, empresas digitais . Além destas formas ainda trabalhamos com a mídia de revistas, catálogos , flayers , rádios e jornais.
Essas foram algumas dicas importantes que separei para passar para vocês em um momento crítico. No final deste texto, quero deixar uma mensagem que li no Prefácio do Livro “O Poder da Açao” de Paulo Vieira, escrito por Roberto Shinyashiki:
“- Doutor, o senhor viu o vento hoje?

Percebi tensão e angustia no rosto dela, e respondi:- Não, não vi.

Ela, então, quase em um desabafo, falou:- Está péssimo!

Percebi aonde ela queria chegar e rapidamente disse:- Está péssimo só na sua rota?

Ela, sorrindo, replicou:- Não! Está péssimo para todo mundo!

Eu completei:- para um iatista, não existe evento péssimo, pois o vento é igual para todos os atletas. Quem decide a qualidade do vento é quem está competindo. Alguém vai ganhar a prova hoje, e por favor, seja você. Estamos todos na torcida! Um pouco mais tranquila, ela saiu sorrindo.

Os ventos da vida sopram para todos e cabe a cada um de nos saber utilizá-los. O vento fica ruim para quem vive com medo, porque aqueles que têm coragem de avançar sempre estarão a frente.”
Espero que este momento de quarentena seja um momento de refletirmos e analisarmos o que estamos fazendo conosco e com o nosso negócio. Que estejamos com a mente saudável e equilibrada para vencer os desafios e tomar certas decisões. Anote minha mensagem final: o que vai fazer com o que o resultado desse momento crítico seja PEQUENO ou GRANDE no seu negócio são suas atitudes de agora.
Por isso, não pare. Continue adiante!

 

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Fonte: https://robertamarketing.com.br/2020/03/24/o-impacto-do-coronavirus-nos-negocios-o-que-fazer-em-momentos-de-crise/

 

 

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